• Jorge Borges Frechou

Trekking pela Patagônia argentina

Atualizado: Mai 1

Minha primeira viagem pelo sul do continente.



No fim de 2018, lá estávamos nós: Artur vulgo “meu irmão”, Eliseu vulgo “meu pai”, Ana e eu pensando em visitar algum lugar da América do Sul, algo inovador, pensamos em ir para Machu Picchu, mas as condições climáticas não estavam a nosso favor, ou até mesmo para o Roraima (mas não queríamos nos meter em encrenca, já que a situação política naquele país estava instável), até que no começo de janeiro tivemos a incrível ideia de irmos para El Chaltén, localizada na Patagônia argentina. Estávamos animados com tal ideia, até que realmente decidimos ir!



Saímos do Brasil dia 26 de janeiro com previsão para voltarmos dia 4 de fevereiro, tudo ocorreu como o esperado, apesar de ser uma cidade bem longínqua. El Chaltén é a cidade mais recente da argentina, sendo fundada em 1985, ocupada somente por 500 habitantes no inverno, logo que chegamos nos deparamos com esses dados, pois realmente a cidade era minúscula, possuindo apenas 3 ruas principais sendo uma delas a rodovia que corta a cidade. Passamos cinco dias em El Chaltén sendo os dois primeiros dias chuvosos, o que não interferiu em nossa viagem, pois conseguimos aproveitar um pouco da cidade, provando as deliciosas empanadas, e conhecendo alguns dos mirantes espalhados pelas redondezas.




Ao terceiro dia conseguimos fazer nossa mais esperada caminhada, andamos por 3 dias, sendo por volta de 15 km diário em baixo de sol, chuva e até mesmo neve, dormimos em espaços para camping, com banheiros químicos e rios que saiam do degelo das pedras para nos abastecermos, apesar de ventar muito, conseguimos fazer a meta diária pela manhã, aproveitando a tarde para tirar fotos e descansar, com tardes frias e noites mais frias ainda conseguimos ver a neve, foi uma maravilhosa caminhada para conhecermos o monte Fitz Roy, cerro torre e a laguna de Los Três.


Quando voltamos a cidade ( exaustos por sinal ) aproveitamos para descansarmos, pois no dia seguinte iriamos para a cidade ao lado, e assim foi. Fomos para El calafate, maior que El Chaltén, mas que também vive do turismo, ficamos apenas um dia, tempo suficiente para conhecer uma pequena parcela da cidade, ao anoitecer pegamos nosso voo onde fizemos conexão com Buenos Aires e visitamos alguns pontos turísticos como: museus e restaurantes famosos. Infelizmente a esse ponto já tínhamos que voltar, chegamos ao Brasil no tempo previsto, e assim foi um pouquinho de nossa aventura pela Patagônia.



11 visualizações

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Rod. Armando Pereira Goulart, 1505

São Bento do Sapucaí - SP - 12490-000

Tel: (12) 3971.1470

Receba novidades e atualizações

©2023 ELISEU RODRIGUES FRECHOU-ME

CNPJ: 00.028.448/0001-13 - Rod. Armando Pereira Goulart, 1505 - São Bento do Sapucaí - SP - 12490-000

contato@montanhismus.com.br - Telefone: (12) 3971.1470