• Jorge Borges Frechou

Armazenagem de equipamentos de escalada

Atualizado: Jun 29

Em tempos de “eu te avisei que iria dar m….”, aqui vai um alerta na forma de post, de uma prática extremamente nociva ao equipamento de escalada e que eu tenho visto virar moda. Aliás, esse tipo de post poderia ser mais um das hashtags #ostentacao, #vieacheibonito” ou #aprendicommeuamigoque aprendeucomoutroamigo ou da série “o texto do manual do equipamento era muito grande – e eu já nasci sabendo tudo”.

Basta uma rápida navegação nas redes sociais pelos perfis de escaladores, e logo nos deparamos com imagens como as de baixo, com equipamentos têxteis expostos, como se fossem artigos de decoração e pudessem ficar em exposição permanente. Essa ostentação vai dar um prejuízo considerável no bolso do escalador, caso ele não mude de postura e leia com atenção, as letras miúdas do Manual do Equipamento.


- Parece foto de revista de decoração, não é mesmo?

Enfim… todo equipamento têxtil é suscetível aos raios UV e à luz.

A radiação ultravioleta tem um efeito nefasto sobre a aparência visual e sobre as propriedades mecânicas dos plásticos, aí incluídos as poliamidas. Os principais danos dos raios UV aos plásticos são: desenvolvimento de fragilidade, diminuição da resistência, elasticidade, coloração, e formação de ruptura por tensão.

A resistência UV dos plásticos geralmente é obtida pelo uso de aditivos como estabilizadores UV, mas apesar de diminuir os efeitos, não os zera. Além do que essa proteção, assim como um protetor solar de pele, tem vida útil.

– Mas até luz de lâmpadas pode diminuir a vida útil dos meus equipamentos? Sim. Leia o Manual!


Talvez pendurar os equipamentos na parede da sala não seja uma boa ideia!

Raios UV são muito mais presentes e devastadores nos ambientes naturais, mas estão presentes dentro da sua casa também, então devemos manter todos os equipamentos têxteis como cordas, cadeirinhas e fitas, assim como ferragens que tenham algum tipo de pintura colorida, em um lugar escuro, além de obviamente limpo e protegido da umidade.

Existem várias formas para acondicionar os equipamentos de forma a eles durarem mais e não deformarem ao serem comprimidos, por exemplo, em uma gaveta.

Um armário onde os equipamentos possam ficar arejados, com portas providas de alguns respiradores é uma solução de luxo, mas se você tem problemas de espaço, minha sugestão são bombonas plásticas com tampa. Essas bombonas são baratas, vendidas em diversos tamanhos, e podem ser empilhadas se necessário.


Bombonas plásticas são baratas, tem tampa e protegem da umidade e da luz.


Ferragens com fitas ou coloridas também tem que ficar no escuro


Haul bags e mochilas também funcionam

No caso de bombonas, haul bags ou mochilas, tem-se de ter o cuidado de retirar os equipamentos de dentro a cada quinze ou vinte dias e deixa-los secar a sombra, para que a eventual umidade que eles tenham absorvidos, evapore, assim como o trocar de posição, evitará que cordas e cadeirinhas deformem.

A cada duas semanas, retire os equipamentos que não estão sendo usados para ventilar por algumas horas, em um lugar à sombra.

Sapatilhas e mochilas, também precisam secar o suor antes de serem guardadas. Para evitar a maior proliferação de ácaros e fungos, o ideal á deixar as sapatilhas em local ventilado. Eu tenho um varal na nossa lavandeira, e é lá que as penduro.


Sapatilhas no varal, para melhor ventilação.


Guardar sapatilhas em caixas e sapateiras também é uma boa opção.

Ferragens de aço podem e devem ser expostas a ventilação, luz e calor para evitar ferrugem. Armazeno-as em caixas abertas ou penduradas.


Cliffs, hooks e pitons devem ficar em lugares secos e bem ventilados.
Pitons são de aço doce e enferrujam fácil, portanto devem ficar em lugares secos e bem ventilados.

Pitons são de aço doce e enferrujam fácil, portanto devem ficar em lugares secos e bem ventilados.

Artigo publicado no blog do guia de montanha Eliseu Frechou.

http://eliseufrechou.com.br/armazenagem-de-equipamentos-de-escalada/

0 visualização

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Rod. Armando Pereira Goulart, 1505

São Bento do Sapucaí - SP - 12490-000

Tel: (12) 3971.1470

Receba novidades e atualizações

©2023 ELISEU RODRIGUES FRECHOU-ME

CNPJ: 00.028.448/0001-13 - Rod. Armando Pereira Goulart, 1505 - São Bento do Sapucaí - SP - 12490-000

contato@montanhismus.com.br - Telefone: (12) 3971.1470